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sábado, 24 de outubro de 2009

De amor, de mar e de uma caneca de café acompanhada de um disco de samba numa noite de sábado.


Conselheiro (Batatinha/Paulo César Pinheiro)
Sou profissional do sofrimento

Professor do sentimento
Do amor fui artesão
Mestre do viver já fui chamado

Conselheiro do reinado

Cujo rei é o coração

Mestre do viver já fui chamado

Conselheiro do reinado

Cujo rei é o coração
Quebrei do peito a corrente

Que me prendia à tristeza
Dei nela um nó de serpente

Ela ficou sem defesa

Mas não fiquei mais contente

Nem ela menos acesa

Tristeza que prende a gente

Dói tanto quanto a que é presa

Abre meu peito por dentro
O amor entrou como um raio

Saí correndo do centro

Dentro do vento de maio


É assim, ao som da poesia de Batatinha e Paulo César Pinheiro que a brasiliense Ligiana abre seu disco de estréia, De Amor e de Mar [2009].
Já tinha passado pelo blog em que encontrei a indicação do disco da moça na quinta-feira, e fiquei curioso quando li sobre as participações de Hamilton de Hollanda no bandolim, de Tom Zé, e da produção do grande DJ Tudo; mas entre uma coisa e outra não baixei. Calhou de vir pegar isso hoje, numa parada que dei das minhas leituras medievalistas (tá me aterrorizando hein Bruno!) nas agonias de final de período da universidade, início de noite de sábado, eu aqui em casa sem um tostão no bolso pra sair e fazer alguma coisa, sou acompanhado pela caneca de café e pelas músicas que vou selecionando aqui.Tava com vontade de ouvir um samba, ae lembrei do disco da moça que tinha esquecido lá no blog, e baixei... A empolgação foi tamanha que senti a necessidade de posta-lo aqui, apenas 1 hora após ter ouvido.

A voz dela é linda, e o disco é de uma musicalidade perfeita! Samba fino, parece coisa de gente da velha guarda, com vários anos de experiência.
Ligiana é de Brasília, musicóloga graduada em canto lírico. Após se formar, foi para a Holanda, estudar canto barroco, de lá ela foi para a Itália, onde fez um mestrado em Filologia Musical, e começou a cantar MPB. Da Itália Ligiana seguiu para a França, onde continuou a cantar sambas e começou a compor."Queda por um samba", música presente no disco foi composta na França, por ela em parceria com seu pai, do outro lado do telefone.Continuou seus estudos escrevendo uma tese de doutorado sobre ópera barroca veneziana pelas Universidades de Tours e de Milão.Nos anos que passou em Paris ela montou o esboço desse primeiro disco, que foi gravado entre São Paulo, Paris e Brasília. Mais informações no Myspace dela.

O decorrer dos últimos dois dias me deram razão por só baixar esse disco hoje.
.. tenho um costume de associar as pessoas que conheço aos discos que estou escutando na época.

Ligiana - De Amor e de mar [2009]
01 Conselheiro
(Batatinha / Paulo César Pinheiro)
02 Consideração
(Cartola / Heitor dos Prazeres)
03 Se
(Tom Zé)
04 Só se não for brasileiro nessa hora
(Morais Moreira/ Luis Galvão)
05 Onda
(Ligiana)
06 Canto do caboclo pedra preta
(Baden Powell/ Vinícius de Moraes)
07 Festa no olhar
(Philippe Baden Powell/ RodriGo Alzuguir)
08 Queda por um samba
(Ligiana/Celso Araújo)
09 Chorando Baixinho
(Abel Ferreira/Celso Araújo)
10 Pandeiro do Brasil
(Luiz Peixoto/José Maria de Abreu)
11 Eu quero é botar meu bloco na rua
(Sérgio Sampaio)


Deliciem-se com o disco da moça.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Hypnotic Brass Ensemble

O que você faria se seu pai fosse um renomado trumpetista de jazz?
Montaria uma banda? Essa foi a idéia não de um, mas dos 7 (sim, os 7!) filhos do trumpetista norte americano Phil Cohran.
Os caras formaram uma das bandas mais ouvidas por mim nos últimos meses, a Hypnotic Brass Ensemble. A banda é formada pelos sete filhos de Phil nos metais: 4 trumpetes, 2 trombones e 1 tuba, e mais um amigo da família na bateria.E ta aí outra coisa curiosa: A banda é formada Somente (?) por um naipe de 7 metais e uma bateria jazzística como acompanhante. Mas bastam os primeiros minutos de audição do álbum dos rapazes para se notar que eles não precisam de mais nenhum complemento.É uma grooveira de primeira, com arranjos espetaculares. Quem curte instrumentos de sopro, jazz e fanfarras vai se amarrar nos sons dos caras.
Eles costumam se apresentar pelas ruas de Nova Iorque (Sim, os caras são artistas de rua!!), e é comum vêlos junto a saídas de metrôs, ou na frente da Times Square. Após as apresentações os caras vendem os cds da banda, ali mesmo.
Som de qualidade, vale muito a pena correr atrás!

http://www.youtube.com/watch?v=ggOVNYFlP7Q
http://www.youtube.com/watch?v=69h9cTlP9ik

http://www.hypnoticbrass.net
http://www.myspace.com/hypnoticbusiness

domingo, 13 de setembro de 2009

Bayard Rustin e a Marcha para Washington por Trabalho e Liberdade


Quarta-Feira, 28 de agosto de 1963. O mundo assiste a 250 mil pessoas marcharem com direção a Washington buscando liberdade, trabalho, e o fim da segregação racial no território americano.Durante todo o dia os manifestantes (8 em cada 10 deles eram negros) oraram, cantaram e clamaram pedindo por justiça e respeito. O evento foi idealizado pelo reverendo Martin Luther King Jr., e contou com apoio de várias autoridades e personalidades simpatizantes da causa, como os atores Marlon Brando e Sidney Poitier, o escritor James Baldwin, os músicos Bob Dylan, Joan Baez. A Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade teve conquistas evidentes, visto que as leis de direitos civis, e do voto foram aprovadas nos anos seguintes (respectivamente em 1964 e 65). Mas, Martin Luther King não teria conseguido atingir tal sucesso se não fosse a grande participação de seu braço direito, o político e militante pelos direitos civis Bayard Rustin (1912-1987). Rustin atuou por um bom tempo como conselheiro de Luther King, o ajudando em sua resistência não-violenta.Rustin era gay assumido, e um militante da cusa homossexual, classe onde ele via um novo alvo de preconceito e discriminação. Segundo ele, os gays seriam "os novos negros".
"O barómetro da nossa posição sobre a questão dos direitos humanos já não reside na comunidade negra, mas na comunidade gay. Porque é esta comunidade que é mais facilmente maltratada." (Bayard Rustin)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Libertem a Palestina!


CONFISSÃO DE UM TERRORISTA

[ Mahmoud Darwich ]

Ocuparam minha pátria
Expulsaram meu povo
Anularam minha identidade
E me chamaram de terrorista

Confiscaram minha propriedade
Arrancaram meu pomar
Demoliram minha casa
E me chamaram de terrorista

Legislaram leis fascistas
Praticaram odiado apartheid
Destruíram, dividiram, humilharam
E me chamaram de terrorista

Assassinaram minhas alegrias,
Sequestraram minhas esperanças,
Algemaram meus sonhos,
Quando recusei todas as barbáries

Eles... mataram um terrorista

Mahmoud Darwish (1941-2008) - Poeta palestino, testemunhou a destruição de sua aldeia, Al Birweh, durante a implantação do Estado de Israel em 1948.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vagarosa, ela vem chegando pra tomar seu espaço!


O rótulo da MPB ficou limitado. Ele é bem abrangente, afinal é música popular brasileira. E me considero isso. Quando vou fazer um som, me alimento do que gosto e, como muitos outros da minha geração, me alimento não só de coisas específicas. Gostamos de ouvir música da Jamaica, agora estou escutando música etíope. Não penso que [tipo de] música estou fazendo. Simplesmente faço um som. (Céu)


A "surpresa" finalmente começa a tomar ares de realidade, poderia ser facilmente o título desse post!
CéU (Maria do Céu Whitaker Poças), paulista radicada em Nova York iniciou sua carreira artística em 2002, vindo lançar seu primeiro disco, autointitulado, em 2006.Esse
disco apareceu na primeira posição nos rankings "Heatseekers (new artist)" e "World Music", e na posição 57 do "Hot 100", da Billboard, tendo vendido 60 mil cópias, só nos EUA. 2009 foi o ano do lançamento do segundo disco da CéU, Vagarosa. Conheci o disco por indicação de uma amiga baiana, Isabelly, que já me falava maravilhas do disco.Só pude confirmar... Vagarosa vem recheado de participações especiais, como BNegão, Thalma de Freitas, Los Sebozos Postizos,e o grande Luiz Melodia, entre outros.É sempre complicado superar um bom disco de estréia, mas Vagarosa é simplesmente sensacional! Espero que a moça continue nos presenteando. Ah, e pra quem quiser conferir o trabalho da moça ao vivo, dia 26/09 ela vai estar se apresentando em Salvador, na Concha Acústica.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

É doce morrer no mar...

A aproximação da viagem à Salvador me animou a falar um pouco desse disco que gosto tanto...

Em toda a obra de Dorival Caymmi (1914-2008) é marcante o amor que ele tinha pela Bahia de Todos os Santos, e pelo seu povo.As praias, os negros, os pescadores, o candomblé, ta tudo lá.
Canções Praieiras, lançado em 1954 é o trabalho que mais gosto dele.São 8 músicas que falam das praias, dos pescadores e suas canoas... é colocar pra ouvir e relaxar, com a voz grave de Dorival e apenas seu violão acompanhando.Dá pra sentir a brisa do mar balançando os coqueiros e a rede.
É interessante também a dualidade presente na música popular baiana (reflexo do próprio povo baiano), onde até os católicos mais fervorosos não deixam de pedir proteção, e estar sempre gratos aos orixás que protegem aquelas terras.
Fica aí a dica, escutem Canções Praieiras, grande disco!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Um salve a Altamiro Carrilho!


"Aos cinco anos de idade eu vi o filho do vizinho soprando uma flautinha de brinquedo e pedi ao Papai Noel uma igual. Aos onze anos comecei a estudar com um flautista amador, um carteiro, que tocava em igrejas, em rodas de Choro e orquestrinhas da cidade. Depois comecei a estudar sério porque até então tocava meio de ouvido, como os cantores também cantavam de ouvido; as introduções a gente improvisava na hora, ficava mais leve. Nos anos 50, com o surgimento dos arranjos, tive que me esmerar mais nos estudos. Tive professores no México, EUA e URSS. Conheci Pixinguinha, Benedito Lacerda e Dante Santoro. Meu grande aprendizado de Choro foi quando eu era 'músico vira-lata'. Saía fuçando rodas de Choro todo dia depois do trabalho. Eu gosto muito de improvisar! Não toco uma frase repetida, cada vez que eu toco é uma frase diferente." (Altamiro Carrilho)


Cada vez que ouço Altamiro Carrilho, penso como o nosso país é injusto com seus verdadeiros heróis. O fato de você estar lendo esse blog e não fazer nem idéia de quem seja este senhor de 84 anos só comprova isso.
Carioca de Santo Antônio de Pádua, Carrilho é uma verdadeira lenda do choro, e da flauta transversal, instrumento que o acompanha a mais de meio século.Altamiro gravou mais de 100 discos, compôs mais de 200 canções e se apresentou em mais de 40 países. Altamiro, junto com Jacob do Bandolim e Pixinguinha faz parte de um seleto hall dos melhores instrumentistas brasileiros, mas infelizmente as premiações que Altamiro recebeu se restringem à elite brasileira (a detentora da cultura), enquanto que alguns nunca irão ouvir falar desse grande músico... uma pena!
Fica aqui a minha singela homenagem a Altamiro Aquino Carrilho (não, infelizmente o mestre não é meu parente!), espero que possa ter despertado a sua curiosidade na busca por materiais dele.


*
Aquino Neto (post dedicado a meu mais novo parceiro de aventuras blogueiras, Bruno http://oventriloquo.blogspot.com )

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sente na mesa, e tome um copo com Bukowsky!


Pornográfico, marginal, alcóolatra...e gênio!
* por Aquino Neto

Charles Bukowsky teve uma vida muito conturbada, assolada por problemas familiares, foi uma criança atormentada, filho de um militar frustrado que descontava seus problemas nos filhos.Não bastasse isso, o jovem Bukowsky sofria de infecções que deformaram a parte superior de seu corpo e seu rosto.
Encontrou amaparo nos livros e no álcool... tornou-se dependente dos dois.

Escreveu sua primeira poesia aos 15 anos, encontrava tempo para escrever quando estava nas messas de bar ou nos empregos temporários, que garantiam o seu sustento; até conseguir um emprego nos correios, onde ficou até os 49 anos de idade.

Bukowsky nunca teve reconhecimento de sua obra em vida.

Tudo o que escrevia era reflexo de suas experiências, axo que isso é o maior ponto forte da obra dele... A propriedade com que tratava de todos os assuntos abordados.Seus poemas, contos e romances eram mergulhados em uma Los Angeles marginal, de abuso de álcool e demais drogas, prostitutas, e... Henry Chinasky!

Chinasky é um personagem criado por Bukowsky presente em 5 de seus romances. Assim como o criador, Chinasky é um anti-herói, alcóolatra que não passa muito tempo nos empregos, e sempre metido com várias mulheres, Chinasky assim como Bukowsky passa muitos anos nos correios, emprego que detesta. [Deu pra sacar que Chinasky é um personagem autobiográfico né?!].

Chinasky foi retratado em dois filmes.Em "Barfly - Condenados pelo vício", filme de 1987 que tem o roteiro do próprio Bukowsky, ele é encarnado por Mickey Rourke.E em "Factotum - Sem Destino", de 2005, ele é interpretado por Matt Dillon.

Bukowsky morreu de leucemia aos 73 anos, em 9 de Março de 1994.

Existem livros de Bukowsky que foram lançados em formato pocket pela LP&M e podem ser facilmente encontrados e com preços accessíveis, como: Hollywood, Pulp, O amor é um cão dos diabos, Numa fria.

E pra aumentar a curiosidade sobre o mestre, segue aí um aperitivo:

A ÍNDOLE DA MULTIDÃO
(Bukowski)


Há suficiente traição,ódio,violência, absurdo no ser humano comum para abastecer qualquer exército a qualquer momento.
E os melhores assassinos são aqueles que pregam contra o assassinato.
E os melhores no ódio são aqueles que pregam amor.
E os melhores na guerra enfim,são aqueles que pregam paz.

Aqueles que pregam Deus precisam de Deus.
Aqueles que pregam paz,não têm paz.
Aqueles que pregam amor,não tem amor.
Cuidado com os pregadores
Cuidado com os conhecedores.

Cuidado com aqueles que estão sempre lendo livros.
Cuidado com aqueles que ou destestam a pobreza ou orgulham-se dela.
Cuidado com aqueles rápidos em elogiar, pois eles precisam de louvor em retorno.
Cuidado com aqueles rápidos em censurar,eles temem o que desconhecem.
Cuidado com aqueles que procuram constantemente multidões;
eles não são NADA sozinhos.
Cuidado com o homem vulgar
A mulher vulgar
Cuidado com o amor deles.

Seu amor é vulgar,busca vulgaridade
Mas há força em seu ódio,
há força suficiente em seu ódio para matá-lo,para matar qualquer um.
Não esperando solidão
Não entendendo solidão
Eles tentarão destruir qualquer coisa que difira deles mesmos.
Não sendo capazes de criar arte
Eles não entenderão a arte.
Considerarão seu próprio fracasso como criadores apenas como falha do mundo..
Não sendo Capazes de amar plenamente
Eles ACREDITARÃO que seu amor é incompleto
Então te odiarão.

E seu ódio será perfeito
Como um diamante brilhante
Como uma faca
Como uma montanha
Como um tigre
Como cicuta
Sua mais refinada ARTE.

domingo, 30 de agosto de 2009

Sílvia Machete e a sua Música Safada para Corações Românticos


Um misto de Pin Up e artista circense... Essa é Sílvia Machete!
A moça já rodou o mundo fazendo apresentações de trapézio e malabarismo, se apresentando em mais de 30 países.
Há sete anos ela trocou o Rio de Janeiro por Nova York, onde reside e trabalha.Ela se apresenta nas casas noturnas do bairro boêmio de East Village, onde apresenta seu show performático, onde canta, atua e brinca com o trapézio e seus bambolês.
Em 2006 a moça veio ao Rio, e acompanhada de músicos da Orquestra Imperial gravou seu primeiro CD, que tem o sugestivo nome de Bomb of Love – música safada para corações românticos, onde abusa de sua bela voz cantando uma mpb feita para ouvir no cabaré ( a descrição que eu encontrei para definir ), a moça é muito talentosa!. E agora em 2009 ela acaba de lançar seu primeiro dvd, Eu não sou nenhuma santa.
Vale a pena correr atrás.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os Panteras Negras



Em 1966 na cidade Californiana de Okland, Huey Newton se reúne com seu amigo é líder estudantil Bobby Seale junto com um pequeno grupo de outros ativistas, com o objetivo de formar o Partido Pantera Negra. O nome veio porque na natureza a pantera negra é um animal defensivo, mais que luta ferozmente quando e atacada. Os objetivos ao criar o partido era promover dentro da comunidade negra um movimento de defesa contra as ações violentas praticadas pela polícia.Huey Newton foi nomeado Ministro da defesa é Bobby Seale ficou como presidente.
A partir disso sobre o amparo legal da legislação da Califórnia, que permitia aos indivíduos o direito a portar armas de fogo em público, os militantes do Partido passaram a acompanhar as atividades policiais é intervindo quando necessário. Dai vem o nome completo da organização que era Partido Pantera Negra para auto-defesa.

Devido aos crescentes confrontos envolvendo o Partido Pantera Negra é a polícia a Assembléia do Estado da Califórnia decidiu votar a revogação da que lei que garantia o direito ao porte de armas em público,em retaliação em 2 de maio 1967 trinta Panteras Negras armados marcharam até a Assembléia Californiana realizando um protesto que ficaria marcado pela intervenção violenta das forças policiais que obdeciam ordens diretas do governador do Estado e futuro presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

Em pouco tempo o partido experimentou um crescimento espetacular nos primeiros anos após sua formação. Até o verão de 1968 os Panteras Negras já haviam recrutados em suas fileiras mais de mil integrantes e também teriam conseguido vender mais de 100.000 exemplares do jornal oficial. O sucesso f oi tamanho que o diretor do FBI J.Edgar Hoover afirmou que o Partido Pantera Negra era a principal ameaça interna a segurança n acional essa preocupação fez o FBI intensificar as atividades do chamado COINTELPRO (Programa de Contra-Inteligência) que tinha como meta investigar, espionar, e neutralizar as atividades dos Panteras Negras.
Através da presença revolucionária, criadas pelos Panteras não fica difícil entender a atração que os negros sentiram pela organização. No entando Huey Newton destacou claramente que não havia muito mais para os líderes dos Panteras do que a sua extraordinária valentia é as intenções idealistas.
Mesmo assim os Panteras conseguiram ir desenvolvendo seus projetos políticos Huey Newton estava convencido que de que os negros Norte-americanos nunca iriam destruir o racismo automaticamente sem destruir o capitalismo em suas palavras Huey Newton argumentava que:

Não seria possível destruir o racismo sem limpar a sua base econômica sustentada na exploração excessiva dos trabalhadores negros por capitalistas brancos.
Outro fator de fundamental importância para o partido foi o lançamento do programa que foi concebido em dez pontos principais e serviu como um manifesto das necessidades políticas é sociais imediatas da comunidade negra. O programa se baseada na defesa da auto-determinação da população negra, estabelecimento de um bom sistema de ensino, moradia, emprego, assistência médica, fim da brutalidade policial, insenção do serviço militar obrigatório, direito a formação de júris compostos por negros para julgarem outros negros entre outras questões de importância primária.
Huey Newton descreveu o programa como um pacote que ajudaria a aumentar o apoio do partido dentro da comunidade é assim ganhar força suficiente para realizar a revolução contra o racismo é o capitalismo.
Consequentemente, os Panteras Negras gozavam de uma ascensão meteórica que influenciou a consciência de milhares de pessoas. Mas a sua história de êxito foi fugaz um fator que contribui com a queda dos Panteras Negras foram as drogas especialmente a cocaína que passou a ser distribuída é consumidas em grandes quantidades nas regiões a onde o partido agia.
No entanto, o desaparecimento das Panteras também correu de algumas deficiências na própria estratégia política adotada. Por exemplo o seu principal objetivo, a auto-defesa armada nas comunidades, embora corajoso não poderia em última análise ser capaz de confrontar um inimigo que possuia mais recursos no caso o Estado Norte-americano.
"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski