Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

domingo, 13 de setembro de 2009

Bayard Rustin e a Marcha para Washington por Trabalho e Liberdade


Quarta-Feira, 28 de agosto de 1963. O mundo assiste a 250 mil pessoas marcharem com direção a Washington buscando liberdade, trabalho, e o fim da segregação racial no território americano.Durante todo o dia os manifestantes (8 em cada 10 deles eram negros) oraram, cantaram e clamaram pedindo por justiça e respeito. O evento foi idealizado pelo reverendo Martin Luther King Jr., e contou com apoio de várias autoridades e personalidades simpatizantes da causa, como os atores Marlon Brando e Sidney Poitier, o escritor James Baldwin, os músicos Bob Dylan, Joan Baez. A Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade teve conquistas evidentes, visto que as leis de direitos civis, e do voto foram aprovadas nos anos seguintes (respectivamente em 1964 e 65). Mas, Martin Luther King não teria conseguido atingir tal sucesso se não fosse a grande participação de seu braço direito, o político e militante pelos direitos civis Bayard Rustin (1912-1987). Rustin atuou por um bom tempo como conselheiro de Luther King, o ajudando em sua resistência não-violenta.Rustin era gay assumido, e um militante da cusa homossexual, classe onde ele via um novo alvo de preconceito e discriminação. Segundo ele, os gays seriam "os novos negros".
"O barómetro da nossa posição sobre a questão dos direitos humanos já não reside na comunidade negra, mas na comunidade gay. Porque é esta comunidade que é mais facilmente maltratada." (Bayard Rustin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski