Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sente na mesa, e tome um copo com Bukowsky!


Pornográfico, marginal, alcóolatra...e gênio!
* por Aquino Neto

Charles Bukowsky teve uma vida muito conturbada, assolada por problemas familiares, foi uma criança atormentada, filho de um militar frustrado que descontava seus problemas nos filhos.Não bastasse isso, o jovem Bukowsky sofria de infecções que deformaram a parte superior de seu corpo e seu rosto.
Encontrou amaparo nos livros e no álcool... tornou-se dependente dos dois.

Escreveu sua primeira poesia aos 15 anos, encontrava tempo para escrever quando estava nas messas de bar ou nos empregos temporários, que garantiam o seu sustento; até conseguir um emprego nos correios, onde ficou até os 49 anos de idade.

Bukowsky nunca teve reconhecimento de sua obra em vida.

Tudo o que escrevia era reflexo de suas experiências, axo que isso é o maior ponto forte da obra dele... A propriedade com que tratava de todos os assuntos abordados.Seus poemas, contos e romances eram mergulhados em uma Los Angeles marginal, de abuso de álcool e demais drogas, prostitutas, e... Henry Chinasky!

Chinasky é um personagem criado por Bukowsky presente em 5 de seus romances. Assim como o criador, Chinasky é um anti-herói, alcóolatra que não passa muito tempo nos empregos, e sempre metido com várias mulheres, Chinasky assim como Bukowsky passa muitos anos nos correios, emprego que detesta. [Deu pra sacar que Chinasky é um personagem autobiográfico né?!].

Chinasky foi retratado em dois filmes.Em "Barfly - Condenados pelo vício", filme de 1987 que tem o roteiro do próprio Bukowsky, ele é encarnado por Mickey Rourke.E em "Factotum - Sem Destino", de 2005, ele é interpretado por Matt Dillon.

Bukowsky morreu de leucemia aos 73 anos, em 9 de Março de 1994.

Existem livros de Bukowsky que foram lançados em formato pocket pela LP&M e podem ser facilmente encontrados e com preços accessíveis, como: Hollywood, Pulp, O amor é um cão dos diabos, Numa fria.

E pra aumentar a curiosidade sobre o mestre, segue aí um aperitivo:

A ÍNDOLE DA MULTIDÃO
(Bukowski)


Há suficiente traição,ódio,violência, absurdo no ser humano comum para abastecer qualquer exército a qualquer momento.
E os melhores assassinos são aqueles que pregam contra o assassinato.
E os melhores no ódio são aqueles que pregam amor.
E os melhores na guerra enfim,são aqueles que pregam paz.

Aqueles que pregam Deus precisam de Deus.
Aqueles que pregam paz,não têm paz.
Aqueles que pregam amor,não tem amor.
Cuidado com os pregadores
Cuidado com os conhecedores.

Cuidado com aqueles que estão sempre lendo livros.
Cuidado com aqueles que ou destestam a pobreza ou orgulham-se dela.
Cuidado com aqueles rápidos em elogiar, pois eles precisam de louvor em retorno.
Cuidado com aqueles rápidos em censurar,eles temem o que desconhecem.
Cuidado com aqueles que procuram constantemente multidões;
eles não são NADA sozinhos.
Cuidado com o homem vulgar
A mulher vulgar
Cuidado com o amor deles.

Seu amor é vulgar,busca vulgaridade
Mas há força em seu ódio,
há força suficiente em seu ódio para matá-lo,para matar qualquer um.
Não esperando solidão
Não entendendo solidão
Eles tentarão destruir qualquer coisa que difira deles mesmos.
Não sendo capazes de criar arte
Eles não entenderão a arte.
Considerarão seu próprio fracasso como criadores apenas como falha do mundo..
Não sendo Capazes de amar plenamente
Eles ACREDITARÃO que seu amor é incompleto
Então te odiarão.

E seu ódio será perfeito
Como um diamante brilhante
Como uma faca
Como uma montanha
Como um tigre
Como cicuta
Sua mais refinada ARTE.

domingo, 30 de agosto de 2009

Sílvia Machete e a sua Música Safada para Corações Românticos


Um misto de Pin Up e artista circense... Essa é Sílvia Machete!
A moça já rodou o mundo fazendo apresentações de trapézio e malabarismo, se apresentando em mais de 30 países.
Há sete anos ela trocou o Rio de Janeiro por Nova York, onde reside e trabalha.Ela se apresenta nas casas noturnas do bairro boêmio de East Village, onde apresenta seu show performático, onde canta, atua e brinca com o trapézio e seus bambolês.
Em 2006 a moça veio ao Rio, e acompanhada de músicos da Orquestra Imperial gravou seu primeiro CD, que tem o sugestivo nome de Bomb of Love – música safada para corações românticos, onde abusa de sua bela voz cantando uma mpb feita para ouvir no cabaré ( a descrição que eu encontrei para definir ), a moça é muito talentosa!. E agora em 2009 ela acaba de lançar seu primeiro dvd, Eu não sou nenhuma santa.
Vale a pena correr atrás.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os Panteras Negras



Em 1966 na cidade Californiana de Okland, Huey Newton se reúne com seu amigo é líder estudantil Bobby Seale junto com um pequeno grupo de outros ativistas, com o objetivo de formar o Partido Pantera Negra. O nome veio porque na natureza a pantera negra é um animal defensivo, mais que luta ferozmente quando e atacada. Os objetivos ao criar o partido era promover dentro da comunidade negra um movimento de defesa contra as ações violentas praticadas pela polícia.Huey Newton foi nomeado Ministro da defesa é Bobby Seale ficou como presidente.
A partir disso sobre o amparo legal da legislação da Califórnia, que permitia aos indivíduos o direito a portar armas de fogo em público, os militantes do Partido passaram a acompanhar as atividades policiais é intervindo quando necessário. Dai vem o nome completo da organização que era Partido Pantera Negra para auto-defesa.

Devido aos crescentes confrontos envolvendo o Partido Pantera Negra é a polícia a Assembléia do Estado da Califórnia decidiu votar a revogação da que lei que garantia o direito ao porte de armas em público,em retaliação em 2 de maio 1967 trinta Panteras Negras armados marcharam até a Assembléia Californiana realizando um protesto que ficaria marcado pela intervenção violenta das forças policiais que obdeciam ordens diretas do governador do Estado e futuro presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

Em pouco tempo o partido experimentou um crescimento espetacular nos primeiros anos após sua formação. Até o verão de 1968 os Panteras Negras já haviam recrutados em suas fileiras mais de mil integrantes e também teriam conseguido vender mais de 100.000 exemplares do jornal oficial. O sucesso f oi tamanho que o diretor do FBI J.Edgar Hoover afirmou que o Partido Pantera Negra era a principal ameaça interna a segurança n acional essa preocupação fez o FBI intensificar as atividades do chamado COINTELPRO (Programa de Contra-Inteligência) que tinha como meta investigar, espionar, e neutralizar as atividades dos Panteras Negras.
Através da presença revolucionária, criadas pelos Panteras não fica difícil entender a atração que os negros sentiram pela organização. No entando Huey Newton destacou claramente que não havia muito mais para os líderes dos Panteras do que a sua extraordinária valentia é as intenções idealistas.
Mesmo assim os Panteras conseguiram ir desenvolvendo seus projetos políticos Huey Newton estava convencido que de que os negros Norte-americanos nunca iriam destruir o racismo automaticamente sem destruir o capitalismo em suas palavras Huey Newton argumentava que:

Não seria possível destruir o racismo sem limpar a sua base econômica sustentada na exploração excessiva dos trabalhadores negros por capitalistas brancos.
Outro fator de fundamental importância para o partido foi o lançamento do programa que foi concebido em dez pontos principais e serviu como um manifesto das necessidades políticas é sociais imediatas da comunidade negra. O programa se baseada na defesa da auto-determinação da população negra, estabelecimento de um bom sistema de ensino, moradia, emprego, assistência médica, fim da brutalidade policial, insenção do serviço militar obrigatório, direito a formação de júris compostos por negros para julgarem outros negros entre outras questões de importância primária.
Huey Newton descreveu o programa como um pacote que ajudaria a aumentar o apoio do partido dentro da comunidade é assim ganhar força suficiente para realizar a revolução contra o racismo é o capitalismo.
Consequentemente, os Panteras Negras gozavam de uma ascensão meteórica que influenciou a consciência de milhares de pessoas. Mas a sua história de êxito foi fugaz um fator que contribui com a queda dos Panteras Negras foram as drogas especialmente a cocaína que passou a ser distribuída é consumidas em grandes quantidades nas regiões a onde o partido agia.
No entanto, o desaparecimento das Panteras também correu de algumas deficiências na própria estratégia política adotada. Por exemplo o seu principal objetivo, a auto-defesa armada nas comunidades, embora corajoso não poderia em última análise ser capaz de confrontar um inimigo que possuia mais recursos no caso o Estado Norte-americano.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

The Specials e o Ska 2-Tone

Dawning of a New Era

The Specials foi uma das maiores bandas de SKA do Reino Unido. Ícone principal do chamado “SKA 2-Tone” (um revival do SKA jamaicano com influências do rock e pop inglês no final da década de 70) servindo de influência para as principais bandas de ska da nova geração.

O termo 2-Tone criado pelo tecladista da banda The Specials (e que futuramente viria ser o nome do selo dele), vinha do fato do Ska estar reunindo negros e brancos tocando junto, e mais do que um estilo de música simbolizou também a luta contra o preconceito racial no Reino Unido.

The Early Years

O embrião do que viria a se tornar os Specials surgiu em Coventry (UK) em 1977, quando Jerry Dammers, Horace penter, Lynval Golding, Silverton Hutchison e Tim Strickland formaram a banda “The Automatics”. Desde o ínicio faziam a fusão do punk com o ska e fizeram certo sucesso em Coventry e região. Posteriormente, o na época vocalista Tim Strickland foi substituido por Terry Hall e com a entrada do guitarrista “Roddy Byers” estava formada a “The Coventry Automatics A.K.A. The Specials”.

O tecladista Jerry Dammers então fez um grande trabalho de divulgação de sua banda no meio musical, distribuindo k-7’s sem muito sucesso. Até que ao conseguir um contato com roadies da “única banda que importa”. Em 78, a banda sai em turnê para fazer 2 shows com ninguem menos que “The Clash”. A banda chamou a atenção de Joe Strummer que abriu espaço para “The Specials A.K.A.” (nome que foi posteriormente adotado devido a outra banda inglesa em atividade q usava o nome de “The automatics”) que abriu os shows do Clash pelo resto da tour.

Acontece que os fãs do Clash não eram tão abertos a novos sons assim, a juventude punk inglesa em algumas ocasiões chegou a vaiar a mistura reggae-punk do pessoal de Coventry e até a jogar latas no palco. Mas foi nesta turnê que ao Specials A.K.A. se juntou Nevile Staples, que a época trabalhava como roadie do Clash. Staples demonstrou talento na percussão e grande identificação com a banda, se tornando membro permanente do grupo no mesmo ano.

2-Tone

O tecladista e praticamente “dono” da banda, então realiza seu sonho: criar um selo dedicado ao estilo que a banda incorporou. Baseando-se nos rude-boys londrinos, adotaram a vestimenta e por meio de uma foto de Peter Tosh em um album dos Wailers, criou a logo internacionalmente famosa de seu novo selo o 2-Tone (ou two-tone)

Então, Jerry Dammers entra em contato com Rick Rogers (empresário do “Damned”) que coloca a banda em diversos shows em Londres, onde finalmente os “Specials” chamam a atenção de um grande número de gravadoras, entre elas a “Rolling Stone Records”. Porém, a maioria não dava a Jerry a autonomia para seu selo, o 2-tone, o que inviabilizou vários contratos. Enfim, a banda assina com a Chrysalis Records um contrato de 10 singles por 1 ano pela 2-tone e 5 albuns dos Specials. A Chrysalis então gravou o single “Gangsters” (música baseada no clássico “Al Capone” de Prince Buster) e distribuiu ao lendário radialista John Peel e depois de uma turnê de 8 semanas pela Inglaterra, a banda chegava à 6ª posição nas paradas inglesas, se apresentando até no “Top of the Pops”. A 2-tone continuou crescendo, também assinando com bandas como “The Selecter” e “Madness”

The Specials

A banda então passa a figurar em festivais de música europeus, roubando a cena de bandas como The Police e The Cure. Em 79, a banda lança o single “A message to you Rudy”, clássico de Dandy Livingstone, com a participação de Rico Rodriguez, um dos maiores nomes do SKA de todos os tempos, junto com a composicão própria “Nite Klub”. Alguns meses depois lançam o album auto-entitulado, que é na minha opinião, o melhor album da banda. O disco chegou ao posto 7 de mais vendido na Inglaterra, consolidando a banda como um fenômeno musical. No mesmo ano aconteceu o primeiro “Two-Tone Tour” com os Specials, Selecter e Madness.

Fonte:

http://www.thespecials.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Coletivo Reviravolta & Dub-O-Matic! convidam: Festa do Bandeijão

O Coletivo Reviravolta ( http://reviravoltanaufs.blogspot.com ) e o Dub-O-Matic! convidam tod@s para a Festa do Bandeijão, essa quinta, no Restaurante Universitário da UFS as 19h! Vou estar lá discotecando, colocando muita coisa boa pra rolar.
E o melhor, não paga nada pra curtir o som!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ao mestre, com carinho!


ATAULFO ALVES de Sousa / Miraí, MG (02-05-1909) - Rio de Janeiro, RJ (20-04-1969)


Por: Maria do Carmo Nogueira da Gama


Ataulfo AlvesMinas Gerais, o coração do Brasil. Um coração de ouro num peito de ferro, diz, orgulhoso, o mineiro, que trabalha em silêncio. Quem te conhece não esquece jamais. Seu ouro é do mais puro quilate. Para ficar só na música, Milton Nascimento, cidadão do mundo nascido nas Gerais, e seus companheiros. Pra ficar só no samba, enquanto Ary Barroso chorava suas mágoas "num copo de Ubá" e enaltecia a Bahia, Ataulfo (Miraí, MG, 02/05/1909 ­ Rio de Janeiro, RJ, 20/04/1969) cantava a pequena Miraí. Nasceu em uma fazenda e fazia versos, aos 8 anos de idade, para acompanhar os improvisos do pai, sanfoneiro e repentista.

Antes de se dedicar à música, fez um pouco de tudo. Acompanhando um médico, mudou-se para o Rio e para ele trabalhava dia e noite. Cansado, abandonou o médico e foi lavar vidros em uma farmácia. Tornou-se prático de farmácia e à noite, no Rio Comprido, onde morava, acompanhava as rodas de samba. Aos 19 anos tocava violão, cavaquinho e bandolim. Aos 19 anos, ainda, se casou com Judite. Organizou um conjunto e animava as festas do bairro. Aos 20 anos (1929) começou a compor e se tornou diretor de harmonia de um bloco organizado pelos moradores do bairro, o Fale Quem Quiser.

"O mais elegante", diziam de Ataulfo. Gentil e refinado. Conta o compositor: "Quando fui apontado como um dos dez mais elegantes pelo Ibrahim (Ibrahim Sued, colunista social), eu aparecia na fotografias com um terno de dez anos atrás. É que, naquela época, eu não podia pagar um bom alfaiate. Mas depois de eleito, surgiram grandes alfaiates que, interessados em ganhar publicidade, ofereciam-se para me fazer roupas de graça..."

Sexta-Feira foi sua primeira composição a ser gravada. Era o ano de 1933. Bide, que fazia sucesso com Agora é Cinza (c/ Marçal), ouviu algumas músicas de Ataulfo e apresentou-o a Mr. Evans, diretor americano da Victor. E Almirante gravou Sexta-Feira.

Conta Ataulfo: "OK, OK. Mr Evans me olhava e só dizia OK, OK. Eu não entendia bem. Mas o americano lá pelas tantas disse: ‘Vou telefonar pra cantora, para ouvir as suas músicas’. Veio a Carmen Miranda. Ela ouvia, ouvia e me olhava, até que disse: - Você não é aquele rapaz lá da farmácia? ­ Perfeitamente. ­ Mas você não era compositor! ­ Mas você não era cantora!" E os dois deram boas gargalhadas.

Em 1935, por intermédio de Almirante e Bide, Floriano Belham gravou seu primeiro sucesso, Saudade do meu Barracão. Menina que Pinta o Sete (c/ Roberto Martins) foi gravada pelo Bando da Lua, ainda no ano de 1935.

Sílvio Caldas (Saudade dela, 1936, e a valsa A Você, feita em parceria com Aldo Cabral) e Carlos Galhardo (Quanta Tristeza, feito com André Filho, 1937) foram os responsáveis por seus maiores sucessos. Galhardo viria a ser um de seus mais fiéis intérpretes.

Foi parceiro de Bide, Claudionor Cruz, João Bastos Filho e Wilson Batista (com este último venceu os carnavais de 1940 e 1941, com Oh!, Seu Oscar e O Bonde de São Januário e, ainda Eu Não Sou Daqui, Papai Não Vai, Terra Boa).

Orlando Silva foi outro grande intérprete de Ataulfo. Errei, Erramos, foi por ele gravado em l938.

Como intérprete, as primeiras gravações de Ataulfo foram Leva Meu Samba... e Alegria na Casa de Pobre (com Abel Neto).

Em 1942, as dificuldades financeiras e o desinteresse dos intérpretes em gravar suas músicas, fizeram com que ele gravasse, para o Carnaval Ai, que Saudades da Amélia (c/ Mário Lago). A música foi feita a partir de 3 quadras que Mário Lago lhe dera. Ataulfo fez algumas alterações na letra original para adaptá-la. Mário Lago não gostou. A gravação contou com o acompanhamento do grupo Academia do Samba, um grupo organizado pelo compositor e com a abertura de Jacob do Bandolim. Foi um enorme sucesso. Três meses depois, Ataulfo voltaria a Odeon para nova gravação, agora com orquestra.

Com Mário Lago comporia ainda Atire a Primeira Pedra (Carnaval de 1944) e Capacho e Pra que Mais Felicidade (1945).

Criou o grupo Ataulfo Alves e suas Pastoras quando se definiu por interpretar ele mesmo suas canções. O nome foi sugestão de Pedro Caetano. Com Olga, Marilu e Alda, a primeira formação do grupo, lançou os sucessos Inimigo do Samba (c/ Jorge de Castro, 1943), Todo Mundo Enlouqueceu (c/Jorge de Castro), Boêmio Sofre Mais (c/ Floriano Belham, 1945) , Vá Baixar Noutro Terreiro (c/Raul Marques, 1945) e Infidelidade (c/ Américo Seixas, 1947).

Fim de Comédia e Errei, Sim, foram gravadas na década de 1950 por Dalva de Oliveira, relatando o fim de seu casamento com Herivelto Martins.

Em um show realizado na boate Casablanca, em 1954, lançou o samba Pois É. Inspirado na música, Pancetti pintou um quadro e o ofereceu ao compositor. Em contrapartida, Ataulfo compôs, com J. Batista, a música Lagoa Serena, em homenagem a Pancetti. Este fez outro quadro dedicado ao compositor, com o mesmo nome, Lagoa Serena. A música Pois É só foi gravada em 1955, pela Sinter, por problemas de contrato com a Victor

Na Sinter, foi gravado o LP Ataulfo Alves e suas Pastoras (1956). No ano seguinte ele compôs Vai, Mas Vai Mesmo, grande sucesso do Carnaval de 1958.

Meus tempos de Criança, composto ainda em 1957, no qual relembra sua infância e as pessoas que o influenciaram (Que saudades da professorinha/ Que me ensinou o bê-a-bá ...) mostra o lado nostálgico do compositor. Floripes Argenta de Souza era a professorinha. Uma bela e lírica canção.

Em 1961 foi para a Europa, convidado por Humberto Teixeira, integrando uma caravana de divulgação da música popular brasileira. Interpretou Mulata Assanhada e na Cadência do Samba. Um fato interessante ocorrido na excursão, narrado por Ataulfo: "Numa boate em Estocolmo entrei em cena sozinho, como estava ensaiado. Antes que começasse a falar, algumas vozes começaram a cantar: ‘Nunca vi fazer tanta exigência...’ Senti um nó na garganta, sem saber o que fazer. Aí lembrei-me de Chico Alves, que me dizia que nessas horas era bom se contrair todo e fazer figa. Assim que pude peguei o violão e comecei a cantar Amélia, com todos me acompanhando. Quando saí do palco, chorei de emoção"

Ainda em 1961 fundou a ATA (Ataulfo Alves Edições) e editava suas próprias músicas. Data dessa época o fim de Ataulfo Alves e suas Pastoras, então já integradas por Nadir, Antonina, Geralda e Geraldina.

Fez uma temporada no Top Club, no Rio de Janeiro, em 1964. Sentiu agravar-se uma úlcera no duodeno, mas voltou ao exterior em 1966 como representante do Brasil no I Festival de Arte Negra, em Dacar, Senegal.

O surgimento da bossa-nova e do iê-iê-iê nacional foram assimilados por Ataulfo. De outro lado, os jovens gostavam de suas músicas.

Assim, em 1967, veio um novo sucesso com Laranja Madura. Roberto Carlos gravou Ai, que Saudades da Amélia. E Ataulfo fez parceria com Carlos Imperial

Você passa e eu Acho Graça, Você Não é Como as Flores e sua última música, Mandinga, foram feitas com Carlos Imperial, que concluiu Mandinga, já que uma intervenção cirúrgica, em decorrência de sua úlcera, o impediu de terminar. Foi-se o grande sambista carioca, nascido em Minas. Clara Nunes, também carioca, nascida em Minas, gravou Mandinga e Você passa e eu Acho Graça, pela Odeon.

Blaxploitation


Em 1965, o então jovem ator negro Sidney Poitier estrelou, ao lado de Anne Bancroft, um thriller chamado 'The Slender Thread'.

Apesar de os filmes de Poitier, feitos por grandes estúdios, sugerirem que era possível aos negros serem plenamente aceitos pela sociedade americana, a realidade era bem diferente. Protestos raciais pipocavam em várias cidades dos EUA. Os Panteras Negras, com um grande número de seguidores nas áreas pobres das grandes cidades, pregavam a revolta armada. Apesar da influência positiva dos filmes de Poitier na sociedade, eles simplesmente não refletiam a vida da maioria dos cidadãos negros da época. Então, grandes artistas "black" como Funkadelic, The Impressions, Sly and Family Stone e James Brown começaram a produzir músicas contendo mensagens políticas, emolduradas por um irresistível balanço. As paradas de R&B provaram que a procura de "música com mensagem" estava em alta. E as platéias negras americanas queriam, do mesmo modo, cinema que refletisse a sua realidade, seu dia-a-dia.
É nesse contexto que surge um movimento chamado Blaxploitation.
Filmes de baixo orçamento muito em voga na década de 70 interpretados e realizados por pessoas de raça negra, cujas histórias tratavam, de uma forma sensacionalista, temas carregados de sexo e violência. Embora este tipo de filmes explorasse os estéreotipos associados aos negros, possibilitou um aumento do número de papeis disponíveis e permitiu
que a comunidade pudesse ser vista nos papéis principais. O Blaxplotitation deixou seu legado, como ícones da Black Music que se tornaram mais populares através de sua participação nas trilhas desses filmes: Isaac Hayes (Shaft), Curtis Mayfield (Superfly), James Brown (Black Cesar), Barry White (Together Brothers); além de ter revelado atores de destaque do cinema americano, como a belíssima Pam Grier (oh Pam!), e os grandes Richard Pryor e Richard Roundtree. O baixo orçamento dos filmes criava fatos curiosos, como em Sweet Sweetback Baadasssss Song (precursora do movimento blaxploitation), onde Melvin Van Peebles ganhou o status de "autor" de cinema independente.Melvin dirigiu, escreveu, produziu, atuou e criou a trilha sonora. Ganhou uma legião de fãs a partir dos anos 80, entre eles, Quentin Tarantino.
"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski