Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

The Specials e o Ska 2-Tone

Dawning of a New Era

The Specials foi uma das maiores bandas de SKA do Reino Unido. Ícone principal do chamado “SKA 2-Tone” (um revival do SKA jamaicano com influências do rock e pop inglês no final da década de 70) servindo de influência para as principais bandas de ska da nova geração.

O termo 2-Tone criado pelo tecladista da banda The Specials (e que futuramente viria ser o nome do selo dele), vinha do fato do Ska estar reunindo negros e brancos tocando junto, e mais do que um estilo de música simbolizou também a luta contra o preconceito racial no Reino Unido.

The Early Years

O embrião do que viria a se tornar os Specials surgiu em Coventry (UK) em 1977, quando Jerry Dammers, Horace penter, Lynval Golding, Silverton Hutchison e Tim Strickland formaram a banda “The Automatics”. Desde o ínicio faziam a fusão do punk com o ska e fizeram certo sucesso em Coventry e região. Posteriormente, o na época vocalista Tim Strickland foi substituido por Terry Hall e com a entrada do guitarrista “Roddy Byers” estava formada a “The Coventry Automatics A.K.A. The Specials”.

O tecladista Jerry Dammers então fez um grande trabalho de divulgação de sua banda no meio musical, distribuindo k-7’s sem muito sucesso. Até que ao conseguir um contato com roadies da “única banda que importa”. Em 78, a banda sai em turnê para fazer 2 shows com ninguem menos que “The Clash”. A banda chamou a atenção de Joe Strummer que abriu espaço para “The Specials A.K.A.” (nome que foi posteriormente adotado devido a outra banda inglesa em atividade q usava o nome de “The automatics”) que abriu os shows do Clash pelo resto da tour.

Acontece que os fãs do Clash não eram tão abertos a novos sons assim, a juventude punk inglesa em algumas ocasiões chegou a vaiar a mistura reggae-punk do pessoal de Coventry e até a jogar latas no palco. Mas foi nesta turnê que ao Specials A.K.A. se juntou Nevile Staples, que a época trabalhava como roadie do Clash. Staples demonstrou talento na percussão e grande identificação com a banda, se tornando membro permanente do grupo no mesmo ano.

2-Tone

O tecladista e praticamente “dono” da banda, então realiza seu sonho: criar um selo dedicado ao estilo que a banda incorporou. Baseando-se nos rude-boys londrinos, adotaram a vestimenta e por meio de uma foto de Peter Tosh em um album dos Wailers, criou a logo internacionalmente famosa de seu novo selo o 2-Tone (ou two-tone)

Então, Jerry Dammers entra em contato com Rick Rogers (empresário do “Damned”) que coloca a banda em diversos shows em Londres, onde finalmente os “Specials” chamam a atenção de um grande número de gravadoras, entre elas a “Rolling Stone Records”. Porém, a maioria não dava a Jerry a autonomia para seu selo, o 2-tone, o que inviabilizou vários contratos. Enfim, a banda assina com a Chrysalis Records um contrato de 10 singles por 1 ano pela 2-tone e 5 albuns dos Specials. A Chrysalis então gravou o single “Gangsters” (música baseada no clássico “Al Capone” de Prince Buster) e distribuiu ao lendário radialista John Peel e depois de uma turnê de 8 semanas pela Inglaterra, a banda chegava à 6ª posição nas paradas inglesas, se apresentando até no “Top of the Pops”. A 2-tone continuou crescendo, também assinando com bandas como “The Selecter” e “Madness”

The Specials

A banda então passa a figurar em festivais de música europeus, roubando a cena de bandas como The Police e The Cure. Em 79, a banda lança o single “A message to you Rudy”, clássico de Dandy Livingstone, com a participação de Rico Rodriguez, um dos maiores nomes do SKA de todos os tempos, junto com a composicão própria “Nite Klub”. Alguns meses depois lançam o album auto-entitulado, que é na minha opinião, o melhor album da banda. O disco chegou ao posto 7 de mais vendido na Inglaterra, consolidando a banda como um fenômeno musical. No mesmo ano aconteceu o primeiro “Two-Tone Tour” com os Specials, Selecter e Madness.

Fonte:

http://www.thespecials.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski