Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bicicletada: Você tem que conhecer!


A Bicicletada é um movimento iniciado a dez anos em São Francisco nos EUA se alastrando depois para o Brasil e Portugal. Inspirado na Massa Crítica (Critical Mass), onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Os principais objetivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.
A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento. Algumas Bicicletadas apresentam uma forte postura anti-carros, com faixas, cartazes e comportamento que criticam fortemente não só o uso de veículos motorizados como os próprios motoristas.
O maior mote da Bicicletada é "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades.

O que você está esperando para começar a participar da Bicicletada (Critical Mass)?
Por que participar?
Porque atualmente a cidade de Aracaju só oferece condições favoráveis de circulação para quem possui automóvel, o verdadeiro responsável pelos constantes congestionamentos, por 90% do ruído urbano, por 80% da poluição contribuindo nas altas temperaturas da cidade.
Além disso, o crescimento da cidade, sustentado pela frase “Aracaju com jeito de Cidade Grande” faz com que grandes espaços que poderiam ser praças, parques, bosques ou qualquer tipo áreas de lazer ou cultural, para o uso exclusivo de pessoas está sendo substituído por estacionamentos, viadutos, mais vias, pontes e etc.
Como participar?
Para participar, só é preciso aparecer, munido de qualquer meio de transporte não motorizado, valendo até os seus próprios pés!!A bicicletada é gratuita e não exige o uso de capacete!
Nossos encontros acontecem sempre na última sexta-feira do mês das 18 às 20h na Praça do Ciclista, rótula do sinhazinha (divisão das av. Adélia Franco e Hermes Fontes).
Entre em contato:
Blog do Ciclo Urbano - Bicicletada Aracaju
Fórum Bicicletada Aracaju
Comunidade no Orkut
Site nacional da Bicicletada
Apocalipse Motorizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski