Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Coletivo Rádio Cipó

E pensar que tudo teve início meio que na brincadeira, em 2001. Quando o produtor e músico Carlinhos Vas, mais o engenheiro agrônomo Erik Martinez começaram a brincar com barulhinhos estranhos tirados de um microcomputador. Quem também tava na bagunça eram o radialista e compositor Rato Boy, figurinha das antigas, além do percussionista Luis Bolla. Nesse "conjunto de idéias coletivas", foi um passo pra que a comunidade da Álvaro Adolfo, da Pedreira, entrasse na onda e participasse das ações do grupo. De um tudo faziam. Mas, principalmente, aprendiam. Não parou de chegar moleque desocupado querendo participar das oficinas de percussão e ritmos eletrônicos, ministradas por Carlinhos e Bolla. Quando viram, a coisa tava grande. Domingo era dia de farra na Álvaro Adolfo. Ensaios abertos eram realizados, inserindo um canal de intercomunicação sócio-cultural e proporcionando ações de entretenimento e lazer na comunidade.
O Coletivo Radio Cipó é um núcleo de produção de mídia sonora aliado à tecnologia de áudio digital caseira na produção de pesquisas sonoras experimentais com o objetivo de divulgar essa produção para o Brasil e no exterior. O núcleo do CRC vem produzindo neste projeto músicas de autoria do Mestre Laurentino, Dona Onete, Mestre Bereco do grupo de carimbó Sancari e do próprio Coletivo Radio Cipó. Música feita através da parceria com a comunidade, integrando o popular e o moderno, bem como o urbano e o periférico compreendendo entre si o processo de crescimento e expansão da livre comunicação digital.
Aliado ao pensamento da coletividade, o projeto Coletivo RC vem gradativamente surtindo efeito, no que diz a respeito à mudança na qualidade de vida das pessoas e na sua melhor relação com o seu próprio meio. O CRC realiza, em fase experimental, ensaios livres junto com a comunidade (esses ensaios são realizados nas ruas do bairro da Pedreira), inserindo na periferia um canal de intercomunicação para a produção social, cultural, sonora e de entretenimento.


Musicalmente, podemos definir este projeto como uma fusão de atitudes e ritmos brasileiros e regionais (funk de morro, samba, pontos de terreiros, carimbó, batucadas, etc.) com experimentações sonoras de hip-hop, dub, breakbeats, jungle, ragga, rock, reggae jamaicano . A concepção musical do núcleo de produção é realizar interferência coletiva na cultura regional com a linguagem universal da música eletrônica.

Coletivo Rádio Cipó - Formigando na calçada do Brasil
1. Cowboy Sem Lei
2. Matinha do Cruzeiro
3. Foguete
4. Majey - O Terror do Setor
5. Brasil Especial
6. Me Considera
7. Homem Sem Baralho
8. Planeta Canal
9. Choque Elétrico Piau
10. Maresia
11. Amor Brejeiro
12. Paixão Cabocla
13. Lourinha Americana (versão DUB Mix Prazo de Entrega)

Sinta a essência aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski