Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Vielle Canaille

... Um cara que largou os riscos de lado e viveu intensamente cada segundo de sua vida. Axo que essa é a primeira definição que vem a minha cabeça quando falo de Serge Gainsbourg (1928-1991).
Gainsbourg foi um talentoso compositor francês, que passou com autoridade de mestre pelos mais variados estilos. Gravou do jazz ao reggae, passando pelo rock. Também fez trilhas sonoras para o cinema, chegando até a atuar em alguns filmes; mas o seu maior personagem era ele próprio. Viciado em cigarros e álcool (as lícitas), o cara colecionou escândalos e amantes durante toda a sua vida. Por sua cama passaram algumas das mulheres mais bonitas do mundo das décadas de 60 e 70, como Jane Birkin (com a qual teve uma filha, Charlotte Gainsbourg), Brigitte Bardot, Françoise Hardy, Catherine Deneuve, Vanessa Paradis, Isabella Adjani, France Gall. Sua personalidade era tão conturbada que suas músicas só faziam sucesso cantadas por outros artistas, ou anos depois.
No final da década de 70, quando o rock começou a invadir a França, Gainsbourg (sempre na contracorrente) viajou para a Jamaica, onde se apaixonou pelo reggae, e com a ajuda dos renomados produtores Sly Dunbar e Robbie Shakespeare gravou uma sequência fantástica de discos de reggae, que aliado ao seu francês se tornariam obras primas. Justamente no primeiro disco gravado na ilha caribenha surgiu mais uma polêmica na vida dele: O cara regravou uma versão em reggae, verdadeira "descontrução" do hino nacional francês, A Marselhesa, que foi duramente criticada por jornalistas e políticos franceses. Nada que atingisse uma figura que sempre viveu cercada de polêmicas.
Serge Gainsbourg passou dessa para uma melhor no dia 2 de março de 1991, consequência de um coração ja cansado da vida torta (ou bem vivida ?).

Serge Gainsbourg - Mauvaises Nouvelles des Étoiles [1981]

1. Overseas telegram
2. Ecce homo
3. Mickey Maousse
4. Juif et Dieu
5. Shush shush Charlotte
6. Toi mourir
7. La nostalgie camarade
8. Bana Basadi balalo
9. Evguenie Sokolov
10. Negusa Nagast
11. Strike
12. Bad news from the stars

Arranged By - Bruno Blum (tracks: 2.01 to 2.21) , Serge Gainsbourg (tracks: 1.01 to 1.13)
Backing Vocals - Judy Mowatt , Marcia Griffiths , Rita Marley
Bass - Robert "Robbie" Shakespeare*
Choir - I Threes
Compilation Producer - Bruno Blum
Drums - Lowell "Sly" Dunbar*
Guitar [Rhythm Guitar] - Radcliffe "Dougie" Bryan
Guitar, Piano - Michael "Mao" Chung*

Sinta a essência AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski