Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pena Branca e Xavantinho



Irmãos criados na zona rural de Uberlândia (MG), começaram a tocar juntos na infância. Em 1950, quando Pena Branca (José Ramiro Sobrinho) tinha 12 anos e Xavantinho (Ranulfo Ramiro da Silva) 9, o pai morreu, e todos os sete irmãos se viram obrigados a trabalhar na lavoura. Em 1958 participam pela primeira vez de um programa da Rádio Educadora de Uberlândia, ainda sem o nome Pena Branca e Xavantinho. Na década de 60 se apresentam em cidades do interior até 1968, quando decidem tentar a sorte em São Paulo. Passam a freqüentar clubes de música caipira, onde conhecem outras duplas, como Tonico e Tinoco e Milionário e José Rico. Gravam o primeiro compacto, "Saudade", em 1970, quando adotam o nome artístico definitivo. Durante os anos 70 se apresentaram em shows, inicialmente ao lado de Tonico e Tinoco, e mais tarde como atração principal. Em 1980 participaram do festival MPB Shell, defendendo a música "Que Terreiro É Esse?" acompanhados por 16 violeiros da Orquestra de Guarulhos e percussionistas, classificando-se para as finais. Em seguida lançaram o primeiro LP, "Velha Morada" e passaram a ser figura constante em programas de televisão e no rádio. Em 1987 o CD "Cio da Terra" teve participação de Milton Nascimento, promovendo a mistura entre estilos musicais. A dupla ganhou cinco prêmios Sharp ao longo da carreira, encerrada em outubro de 1999, com a morte de Xavantinho. Pena Branca continuou gravando sozinho, ganhando inclusive um Grammy Latino no ano 2000, até falecer segunda-feira, dia 7, vítima de um ataque cardíaco.


Pena Branca & Xavantinho - A música deste século por seus autores e intérpretes [2000]

1 O cio da terra
(Chico Buarque - Milton Nascimento)
2 Boiadeiro do norte
(Zulmiro Silva)
3 Casinha de aço
(Teddy Vieira - Roque de Almeida)
4 Amo-te muito
(João Chaves)
5 Velho catireiro
(Xavantinho - Pena Branca)
6 Reisado
(Teddy Vieira)
7 Calix bento
(Tavinho Moura)
8 Que terreiro é esse?
(Xavantinho)
9 Mazzaropi
(Jean Garfunkel - Paulo Garfunkel)
10 Felicidade
(Lupicínio Rodrigues)
11 Memória de carreiro
(Juraildes da Cruz)
12 Cuitelinho
(Antônio Xando - Paulo Vanzolini)
13 E a mata gemeu
(Xavantinho - Maria Chiquinha)
14 O cio da terra (2)
(Chico Buarque - Milton Nascimento)

Sinta a essência aqui.


3 comentários:

  1. Aquino, ganhou meu coração!!!

    Pena Branca RUlez!!!

    ps: sou o primo do bruno alvaro.


    aparece no rio pruma moda de viola! ou eu apareço aí agora!

    virei leitor. homenagem digna.

    ResponderExcluir
  2. Belo Blog Aquino! Parabéns. Obrigado por acrescentar o COISA DE NEGO na tua lista, estarei retribuindo! Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. The official Swiss chronometer testing fake watches uk institute has qualified it as a chronometer guaranteeing the highest precision. With this replica watches new in-house caliber BR-CAL.323, the company is placing more emphasis than ever fake rolex on precision and reliability.

    ResponderExcluir

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski