Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ChicoCorrea & Electronic Band


“Não queremos levantar nenhuma bandeira de resgate, mas pegar ritmos locais e mostrá-los de forma espontânea”, diz Esmeraldo Marques, que atende pelo codinome de Chico Correa em homenagem a Chick Corea, músico que nos anos 70 foi o precursor da fusão do jazz com linguagens musicais tecnológicas.


Jazz? Música erudita? Forró? Bossa? Eletrônica? Reggae? Funk? Baião? Rock?

O multiinstrumentista paraibano Esmeraldo Marques responde "sim" a todas as alternativas anteriores. Homenageando (e "abrasileirando") o ícone jazz-funk Chick Corea (e sua Electric Band), ChicoCorrea & Electronic Band expande os horizontes da música nordestina para muito além da afrociberdelia do mangue beat.
Corrêa, que é baiano de Juazeiro e atualmente vive em João Pessoa, também utiliza músicas folclóricas de domínio público em seu repertório. Isto foi resultado de pesquisa que ele desenvolveu quando foi bolsista do Laboratório de Estudos da Oralidade, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sampler, pedais de eco, scratches e programas de computador são apenas instrumentos a mais que, além de teclados, guitarra, baixo e percussão, convivem em harmonia caótica, correndo atrás do groove. O regionalismo é marcante, mas também é universal e de repente um pandeiro pode ser uma base de ragga, que vira um drum'n'bass, que quase sempre descamba para jam sessions de ritmo e psicodelia nordestina.

Em 2008 o grupo se juntou ao quadrinista Shiko e ao coneasta Carlos Dowling e fizeram do vídeo da música Lelê um curta-metragem de animação, que foi exibido inclusive no Festival Anima Mundi 2008.
"Fizemos uma primeira versão pro FIC, depois recebemos uma proposta de uma empresa do Rio de Janeiro para fazer uma versão mais alongada e essa foi uma das razões da demora", conta Carlos Dowling que dirigiu, juntamente com o Shiko, "Lelê". A animação ficou a cargo de Daniel Monguilhott.

O primeiro cd do grupo, lançado em 2006 foi todo disponibilizado em um site japonês, chamado Bump Foot, segue abaixo o link pra quem quiser embarcar nessa viagem:

ChicoCorrea & Electronic Band [2006]

1. Eu pisei na pedra
2. Cantador
3. Mangangá
4. Bossinha
5. Coco de elevador
6. Terra
7. Baião Lo-Fi
8. Lelê
9. Odete [remix 2006]
10. Baile muderno
11. Descanso de tela
12. Cantador [Armando Antônio remix]
13. Bossinha [Aquilez remix]

Sinta a essência aqui!
(O legal é que nesse link você também pode baixar as músicas separadamente)

Um comentário:

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski