Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Os Panteras Negras



Em 1966 na cidade Californiana de Okland, Huey Newton se reúne com seu amigo é líder estudantil Bobby Seale junto com um pequeno grupo de outros ativistas, com o objetivo de formar o Partido Pantera Negra. O nome veio porque na natureza a pantera negra é um animal defensivo, mais que luta ferozmente quando e atacada. Os objetivos ao criar o partido era promover dentro da comunidade negra um movimento de defesa contra as ações violentas praticadas pela polícia.Huey Newton foi nomeado Ministro da defesa é Bobby Seale ficou como presidente.
A partir disso sobre o amparo legal da legislação da Califórnia, que permitia aos indivíduos o direito a portar armas de fogo em público, os militantes do Partido passaram a acompanhar as atividades policiais é intervindo quando necessário. Dai vem o nome completo da organização que era Partido Pantera Negra para auto-defesa.

Devido aos crescentes confrontos envolvendo o Partido Pantera Negra é a polícia a Assembléia do Estado da Califórnia decidiu votar a revogação da que lei que garantia o direito ao porte de armas em público,em retaliação em 2 de maio 1967 trinta Panteras Negras armados marcharam até a Assembléia Californiana realizando um protesto que ficaria marcado pela intervenção violenta das forças policiais que obdeciam ordens diretas do governador do Estado e futuro presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

Em pouco tempo o partido experimentou um crescimento espetacular nos primeiros anos após sua formação. Até o verão de 1968 os Panteras Negras já haviam recrutados em suas fileiras mais de mil integrantes e também teriam conseguido vender mais de 100.000 exemplares do jornal oficial. O sucesso f oi tamanho que o diretor do FBI J.Edgar Hoover afirmou que o Partido Pantera Negra era a principal ameaça interna a segurança n acional essa preocupação fez o FBI intensificar as atividades do chamado COINTELPRO (Programa de Contra-Inteligência) que tinha como meta investigar, espionar, e neutralizar as atividades dos Panteras Negras.
Através da presença revolucionária, criadas pelos Panteras não fica difícil entender a atração que os negros sentiram pela organização. No entando Huey Newton destacou claramente que não havia muito mais para os líderes dos Panteras do que a sua extraordinária valentia é as intenções idealistas.
Mesmo assim os Panteras conseguiram ir desenvolvendo seus projetos políticos Huey Newton estava convencido que de que os negros Norte-americanos nunca iriam destruir o racismo automaticamente sem destruir o capitalismo em suas palavras Huey Newton argumentava que:

Não seria possível destruir o racismo sem limpar a sua base econômica sustentada na exploração excessiva dos trabalhadores negros por capitalistas brancos.
Outro fator de fundamental importância para o partido foi o lançamento do programa que foi concebido em dez pontos principais e serviu como um manifesto das necessidades políticas é sociais imediatas da comunidade negra. O programa se baseada na defesa da auto-determinação da população negra, estabelecimento de um bom sistema de ensino, moradia, emprego, assistência médica, fim da brutalidade policial, insenção do serviço militar obrigatório, direito a formação de júris compostos por negros para julgarem outros negros entre outras questões de importância primária.
Huey Newton descreveu o programa como um pacote que ajudaria a aumentar o apoio do partido dentro da comunidade é assim ganhar força suficiente para realizar a revolução contra o racismo é o capitalismo.
Consequentemente, os Panteras Negras gozavam de uma ascensão meteórica que influenciou a consciência de milhares de pessoas. Mas a sua história de êxito foi fugaz um fator que contribui com a queda dos Panteras Negras foram as drogas especialmente a cocaína que passou a ser distribuída é consumidas em grandes quantidades nas regiões a onde o partido agia.
No entanto, o desaparecimento das Panteras também correu de algumas deficiências na própria estratégia política adotada. Por exemplo o seu principal objetivo, a auto-defesa armada nas comunidades, embora corajoso não poderia em última análise ser capaz de confrontar um inimigo que possuia mais recursos no caso o Estado Norte-americano.

2 comentários:

  1. Otimo texto...
    Só de pensar que esse Partido surgiu na decada de 60 me faz sentir mais orgulho dos afro-americano...O povo que sofre.

    Gabriela Reis

    ResponderExcluir
  2. ainda não achei o q eu quero "ações dos panteras negras"

    ResponderExcluir

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski