Amou daquela vez como se fosse máquinaBeijou sua mulher como se fosse lógicoErgueu no patamar quatro paredes flácidasSentou pra descansar como se fosse um pássaroE flutuou no ar como se fosse um príncipeE se acabou no chão feito um pacote bêbadoMorreu na contra-mão atrapalhando o sábado.Chico Buarque em Construção
Construção foi o quinto álbum de Chico Buarque. Lançado em um dos périodos mais críticos da ditadura militar, ele é um marco de mudança no trabalho de Chico como compositor, onde ele começou a fazer críticas mais diretas ao regime militar, sendo alvo de censura em muitas das letras, como a faixa título. "Samba de Orly", composta em parceria com Vinícius de Moraes e Toquinho fala sobre o exílio, o que gerou sua censura parcial.
Um clássico do início ao fim, esse álbum de 1971 foi produzido por Roberto Menescau e traz as participações do grupo MPB-4 em 5 faixas e de Tom Jobim em uma. Traz muitas das canções mais conhecidas da carreira, e clássicas composições em parceria com Vinícius de Moraes: "Desalento", "Olha Maria (Amparo)", "Samba de Orly" e "Valsinha".
"Construção" foi eleito pela revista Rolling Stone o 3° melhor disco de música brasileira de todos os tempos, e também se encontra no livro "1001 discos para se ouvir antes de morrer" escritos por críticos musicais do mundo todo.
Podia nem ter todos esses atrativos, e ser indicado só por ser "mais um disco do Chico". Mas como todo clássico tem que ter lendas pra torná-lo inesquecível... Sejam bem-vindos ao canteiro de obras!
Chico Buarque - Construção [1971]
01. Deus lhe pague (C.Buarque)
02. Cotidiano (C.Buarque)
03. Desalento (C.Buarque/V.de Moraes)
04. Construção (C.Buarque)
05. Cordão (C.Buarque)
06. Olha Maria (Amparo) (C.Buarque/V.de Moraes/T.Jobim)
07. Samba de Orly (C.Buarque/Toquinho/V.de Moraes)
08. Valsinha (C.Buarque/V.de Moraes)
09. Minha história (Lúcio Dalla versão de C.Buarque)
10. Acalanto (C.Buarque)
Participações Especiais:
MPB-4 vocais nas faixas 1, 3, 4, 7 e 9.
Tom Jobim piano na faixa 6.
Sinta a essência AQUI.
Que gosto ver mpb e história aki no seu blog! Música é minha paixão! Tá massa Aquino! Sempre deixarei uma marca por aki!
ResponderExcluirUm beijo alagoano, Fofa! =*
Esse é o único disco que tenho de Chico Buarque. Um clássico absoluto, sem sombra de duvidas.
ResponderExcluir