Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Calma Mama: Isso é Echo Sound System!

Tava pensando em postar algo especial, afinal, é o último post de 2009.
E assim vai ser! Post esse que lembra meu último passeio a Salvador, quando fiquei na casa de amig@s que entendem muito de som, diga-se de passagem heehe! E essa pérola eu tive o prazer de ouvir pela primeira vez lá com eles.Preparem-se: Isso é Echo Sound System!

O Echo Sound System é um coletivo formado pelos produtores Gustavo Sola e Pedro Dubstrong (responsável pelo belíssimo e altamente indicável Disco Devil) e pelo multi-instrumentista Gustavo Veiga. O nome entrega logo de cara: os três seguem a escola dos Sound System (Sistemas de som) jamaicanos, conseguindo através disso fazer uma produção que une em um único trabalho reggae, dub, rocksteady, ragga e hip-hop. É como se você preparasse uma sequência de sons pra sua festa, e a festa do Echo é muito boa!

E como todo projeto de produtores, a produção é impecável, tanto musicalmente como de material. Quem ja teve o cd deles em mãos ou ja conferiu o site dos caras deve ter se impressionado assim como eu! É muito tudo muito bem feito, coisa de deixar gringo babando!

Voltando ao cd,
Tempo Vai Dizer, lançado em 2006 pela ST2 Records traz 21 faixas, entre sons e vinhetas, e é daqueles discos que ja nascem clássicos! Gustavo Veiga ficou encarregado de violão, baixo, teclados, flauta e escaleta, o baixista Gema e o saxofonista André Salazar completam o time.
As participações também são um show a parte:
Funk Buia (MC do Z'África Brasil), Jimmy Luv e Arcanjo (Enganjaduz/ Família 7 Velas) e as internacionais, do francês Pyroman (Assissins) e do jamaicano General Smiley (da dupla Michigan & Smiley).
Não canso de dizer, Echo Sound System já nasceu clássico, e obrigatório!

Saiba mais sobre o trabalho dos caras:
Site do Echo Sound System
Myspace
Disco Devil (Blog do Pedro Dubstrong)
Compre o CD dos caras!

ECHO SOUND SYSTEM - Tempo Vai Dizer [2006]

1. Echo Sound feat. General Smiley
2. Calma Mamma

3. Todos um
feat. Pyroman, Funk Buia e Jimmy Luv
4. Punanny feat. Arcanjo
5. Supamind Dub

6. So D'eu Ver(de)
feat. Pyroman
7. Sun Will Shine (interlude)

8. Rookie Rock
feat. General Smiley e Funk Buia
9. Inna Babylon
feat. Arcanjo
10. I & I
feat. Pyroman
11. Vampire
feat. Pyroman e Jimmy Luv
12. Replay
feat. Jimmy Luv
13. Rockstar (interlude)

14. Tempo Vai Dizer

15. Pas Tester
feat. Pyroman
16. Kaya Monkeys (Safari Dub)

17. Original Style (Stalag)
feat. Pyroman
18. O bom filho

19. Do Nada (interlude)

20. Leão de Asas
feat. Arcanjo
21. Favorite Song

Sinta a essência!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Los Fabulosos Cadillacs!

"..no tengo porque tener miedo. Mis palabras son balas, balas de paz, balas de justicia..."
Pergunte a um garoto que começa a ouvir música agora, quantas bandas latino-americanas ele conhece e depois compare com a quantidade de norte americanas. Se moramos tão mais perto dos hermanos argentinos, uruguaios, chilenos...; por que tão pouco conhecemos das bandas de lá? Pode ser que não, mas no que diz respeito as bandas argentinas, penso que a (ridícula!) rivalidade também tenha lá sua influência.
Coisa de dois anos atrás meu irmão encontrou pra baixar o Acústico MTV de uma banda argentina chamada Los Fabulosos Cadillacs. Por nunca ter ouvido falar neles, pensei que era algo novo... Que nada, era o áudio de um programa gravado em 1994!
A banda, Los Fabulosos Cadillacs, foi formada em Buenos Aires, no ano de 1985.(Sim, uma banda de 24 anos!)
Inicialmente eles apareceram como uma banda de ska, com influências de The Specials, Madness e outras bandas 2-Tone, com o passar dos anos foram sendo agregadas outras influências, como tango, cumbia, jazz, salsa, reggae, samba, resultanto essa salada musical, que é o som dos caras.
De "Bares y Fondas", lançado em 1986 à "El arte de la elegância de LFC", último trabalho da banda, lançado esse ano, a banda contabiliza um total de 17 álbuns, prêmios que vão desde a MTV até Grammy Latinos!
Dentre esses, 4 álbuns foram escolhidos para a Lista dos 250 álbuns mais influentes do rock latino-americano. No ano passado eles receberam o Prêmio La Leyenda (A Lenda), da MTV Latino-Americana.
Responda você agora por que o som desses caras não chega aqui, e aproveite e responda também por que você (provavelmente) não conhece uma banda de 25 anos, 17 álbuns, reconhecida mundialmente, e de tamanha qualidade. Sou muito suspeito pra opinar, sou fã desde a primeira audição.
Saiba mais:

Los Fabulosos Cadillacs - Vasos Vacios [1993]
1. Cadillacs
2. Matador
3. Te tiraré del altar
4. V Centenario
5. Mi novia se cayó en un pozo ciego
6. El satánico Dr. Cadillac
7. Gitana
8. Siguiendo la luna
9. Manuel Santillán, el león
10. Demasiada presión
11. Vasos Vacíos (con Célia Cruz)
12. Revolution Rock
13. Yo no me sentaría en tu mesa
14. Yo te avisé
15. El genio del dub
16. Silencio hospital
17. Basta de llamarme así





quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Yes, nós temos Afrobeat!

A gente gosta da música da Africa, da Jamaica, do Brasil... O som do terceiro mundo é foda. Coisas como afrobeat, dub, reggae, funk e jazz etíope, por exemplo. Gostamos também de rock..n..roll, coisas antigas de rock progressivo e psicodélico, como King Crimson, Pink floyd, Santana. E tem umas coisas contemporâneas também, como The Mars Volta e umas bandas de afrobeat dos Estados Unidos, Antibalas, The Budos Band e Nomo

Duvido que você consiga se manter parado ao ouvir o som do quinteto paraibano Burro Morto! Só se for por estar hipnotizado com o som dos caras.
Eles são um dos frutos mais novos de uma cena instrumental brasileira que vem dando o que falar, e já tem representantes de destaque, como: Hurtmold, Retrofoguetes, Macaco Bong, Pata de Elefante, Eu Serei a Hiena, Fóssil, Perdeu a Língua. Agora chegou a vez desses caras também mostrarem o seu valor!
O grupo é formado por Haley ‘King Si
ze Paper’ no microkorg e escaleta, ‘Big’ Daniel Jesi no contrabaixo, Nacho Gonçalves na percussão, Ruy José na bateria e Léo Marinho na guitarra.
É impossível ouvir o som dos caras e não lembrar de clássicos como Fela Kuti e Tony Allen, talvez seja esse o fato de dentre toda essa galera nova eles serem os meus preferidos!

Saiba mais sobre a banda, e entre em contato com os caras pelo Myspace deles.

A notícia boa, pra quem é de Aracaju como eu, é que os caras vão estar tocando aqui, segunda-feira que vem (dia 14/12), participando da Tour Nordeste Fora do Eixo, que ainda vai contar com Macaco Bong [MT], Porcas e Borboletas [MG] e Plástico Lunar. O som rola a partir das 21h na Rua da Cultura, e o melhor: é grátis!

Burro Morto - Varadouro [ep]







sinta a essência AQUI!
"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski