Assine o abaixo-assinado!

Assine o abaixo-assinado!
Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Duo Moviola


Apesar de estar em um espaço relativamente meu, tento ser cuidadoso ao fazer certas informações; principalmente quando falo de algo que gosto. (É o velho de medo de parecer exagerado). Se fosse pensar desse jeito, não ia poder nem indicar esse disco, mas vamos lá.Leiam, depois escutem e tirem suas próprias conclusões.

Arrisco dizer que Kiko Dinucci e Douglas Germano são 2 dos maiores expoentes do samba paulista atual, mesmo navegando na contracorrente (odeio essas novas regras de grafia.alguém me diz se ta escrito certo?!) da grande mídia, não estando em grandes selos, e disponiblizando seus materiais na rede.

A dupla é quem responde pelo Duo Moviola, onde são produtores, arranjadores e executam as músicas.Kiko é paulista, nascido em 1977 e tem participado de outros ótimos projetos, como o seu Bando AfroMacarrônico, e o Padê, disco que lançou em parceria com Juçara Marçal. Douglas Germano também é paulista, nascido em 1968. Filho de um sabista, sempre teve uma forte ligação com o samba e o carnaval paulista, tendo participado da bateria da escola de samba Nenê de Vila Matilde, e depois diretor de bateria da Águia de Ouro, além de também fazer parceria com Kiko no Bando AfroMacarrônico.

Duo por ser uma parceria de dois músicos, e Moviola era uma máquina usada para se fazer edição cenematográfica. "Retrato do artista quando pede", primeiro disco da dupla, é uma forte expressão disso, a coesão de dois músicos muito bons, que dispensam complementos. A raiz sambista de Douglas, somada as influências afro, sempre presentes de Kiko. Estariam eles fabricando Afrosambas (Vinícius e Baden Powell) pros dias de hoje? Ao prestar atenção na construção das letras, é que percebemos a jogada do cinema.Chegam a ser pequenos roteiros, recheados com efeitos de áudio.

Deixa o meu nome cair no chão | Deixa, é melhor do que em tua mão | Joga lá na avenida Paulista | Meu retrato em plena pista | Juro, será um favor | Lá vivo muito melhor | Mesmo sentindo no peito | As rodas do Penha/Lapa (trecho de "Por Favor")
Tá na minha lista dos melhores discos de 2009.O disco ta aí embaixo, aconselho a quem baixar e gostar que compre, pois é baratinho, e a parte visual é bem caprichada (como em todo filme, o audio e o visual se completam!). Salve Kiko Dinucci, salve Douglas Germano!

Saiba mais sobre: Myspace da dupla ||| Blog ||| Site onde vende o CD

Duo Moviola - Retrato do artista quando pede (2009)

1- Deja Vu (Kiko Dinucci e Douglas Germano)
2- Por favor (Douglas Germano)
3- Cine Star (Lincoln Antonio, Kiko Dinucci e Jonathan Silva)
4- Cio (Kiko Dinucci e Douglas Germano)
5- Ré (Douglas Germano)
6- Agenda (Carlos Zimber, Kiko Dinucci)
7- Macambúzio (Kiko Dinucci e Douglas Germano)
8- Mal de Percussin (Kiko Dinucci e Douglas Germano
9- Floradas de Amor (Douglas Germano e Kiko Dinucci)
10- Loira do Banheiro (Kiko Dinucci e Douglas Germano)
11- Caderninho de Vergonhas (Kiko Dinucci e Douglas Germano)
12- O Retrato do asrtista quando pede (Douglas Germano e Kiko Dinucci)

Descubram se eu estava mentindo ou exagerando.

"Cansei da frase polida / por anjos da cara pálida (...) / agora eu quero a pedrada / chuva de pedras palavras / distribuindo pauladas."

Paulo Leminski